Leve na Esportiva a Liderança

Vou falar sobre uma postura, um modus operandi que penso, uma atitude e praticamente, um estilo de vida do que ao meu ver, é o melhor estilo de liderança. Vou te demonstrar não como a melhor ou correta maneira, mas sim, a que sempre vi funcionar: a Liderança Esportiva.

Vou estruturar através das necessidades básicas do ser humano e vou até o complexo organizacional corporativo, a fim de abordar toda a infraestrutura deste estilo de liderança. De como atuar, agir, lidar com ambiguidades que surgem em meio as adversidades da vida, seja ela pessoal ou laboral e o melhor, como colher aprendizado e sucessos. E também, citarei exemplos distintos, para ilustrar melhor atitudes, com nomes fictícios para preservar colegas e amigos, mas citar vivências que tivemos.

Quando parar para perceber, o que você faz em sua vida, é se Liderar, só assim, pode ensinar e compartilhar! Só assim você pode liderar alguém, pois é uma responsabilidade muito grandiosa!

No fundo, tente levar na esportiva a vida, irá liderar ela com mais habilidade, humanidade e experiência e descobrirá o que Ama fazer, que é viver e ensinar outros a amarem viver!

Só assim você pode liderar alguém, pois é uma responsabilidade muito grandiosa!

🏐 Das Necessidades Básicas

A Liderança Esportiva desenvolve no ser humano o autoconhecimento, você pratica ações e reflexões a cada dia, vendo até onde você vai, até onde você alcança e passa a se aliar à alguém, quando precisa ir mais longe.

Como em uma equipe de vôlei, onde você precisa se alimentar bem e descansar de 6h a 8h, para estar com o corpo em pleno funcionamento, concentração com qualidade, mesmo apesar de haverem problemas em sua vida. Não subestime esta postura, isso tudo realmente ajuda! Dá aquela sensação de "separar as coisas" e você não culpa alguém ou um ação devido ao problema que esteja passando.

Exemplo: Pedro: "Cara, cheguei hoje na empresa igual um zumbi, dormi mal demais devido meu filho me acordar diversas vezes" - Eu: "É importante dormir bem, eu entendo você. Tente hoje na hora do almoço comer em 30 minutos e abaixar a cabeça um pouco para descansar" - Pedro: "Não! Eu dormi 4 horas e está ótimo! Eu perdi a paciência com a Michele, mas pedi desculpas para ela" - Eu: "Bem, ela não aceitou, pois disse que você estava "de lua" hoje e ela não te convidou para participar da reunião sobre uma nova operação da empresa".

🏐 🏐 🏐 🛹 Do Dia-a-Dia

Neste tipo de Liderança, ela desenvolve no ser humano a Perseverança, você pratica ações e reflexões baseado no seu histórico de vida, experiências, no que você faz da sua vida em horas vagas e mesmo que não tenha mais horas vagas, o que você faz de todo o seu tempo de vida. É importante organizar as coisas que realiza com rotinas, mas incluir as novidades que possam surgir e criar oportunidades para você e outras pessoas próximas.

Como um skatista, que tem sua perseverança em tentar superar um obstáculo e realizar um manobra, ele cai, erra, se machuca, mas de maneira meio que masoquista, em prol da superação, tenta de novo até conseguir, não necessariamente no mesmo dia, dosando o esforço, mas persevera.

Exemplo: Eu: "Souza, precisamos atender um cliente nas Segundas e Quartas, você poderia me ajudar?" - Souza: "Puxa cara, não consigo. Tenho tempo livre nas Segundas, mas estou querendo ajudar na igreja." - Eu: "Tudo bem e que legal, ajudar na igreja e ao próximo. Tentarei em breve algo assim de cunho social. Imagino que esteja animado! Vou ligar para outro colega, obrigado." - Eu, agora para o Lucas, repeti a mesma pergunta. - Lucas: "Como seria? Eu iria em que hora na Segunda e Quarta, me fale mais por favor?" - Eu: "Ok Lucas, legal que se interessou, bem, seria ir neste cliente nas Segunda e Quartas, na parte da manhã das 9h as 12h, eu consigo te repassar deste contrato R$2.800 e a responsabilidade com este cliente é nossa, mas sua de relatoriar o que acontece durante sua estadia lá e conversarmos juntos em soluções para atendimento à este cliente." - Souza: "Cara! Pô, você não me falou quanto eu ganharia neste trabalho, nem o horário, nada disso!" - Eu: "Cara, imagino sua frustração, mas eu te dei todo material para construção de uma casa, você nem se interessou pelo projeto!".

🛹 🛹 🛹 ⚽️ Do Difícil de Lidar

Liderar as dificuldades é ver nelas, oportunidades para você se destacar, com uma solução ou ideia. Não veja simplesmente o problema como obstáculo e sim como um degrau para ir mais alto! Seja criativo, pergunte, escute, pense e se demonstre ali para ajudar, da forma que seja, mesmo sem achar que não tem tempo.

Como um capitão de time de futebol, que joga em sua posição, mas sempre está preocupado e aberto à opiniões, para pensarem em uma melhor abordagem com o potencial de seu time, nas adversidades encontradas com um time oposto, sendo este mais agressivo, rápido ou até melhor, vendo maneiras de contornar a situação com criatividade, vendo maneiras de obter resultado de maneira justa, sem apelar para meios impróprios.

Exemplo: Eu: "Pessoal, vi um cliente de expressão nervosa, contra uma parede e perguntei para ele se podia ajudar, que por mais que já tivesse resolvido ou tentado resolver, eu separei aquele tempo para ajudá-lo e a solução foi apenas ajustar uma coisa na configuração de seu equipamento. Por saber como, já até fiz! Ele saiu feliz e agradecendo por existirmos. Agora, ele me falou também, que estava há 3 horas esperando uma solução, quando ele só não foi bem ouvido, pois seu problema não era físico, que implicaria numa solução maior e com mais tempo e demanda, era simples, eu só o deixei explicar bem e se expressar."

⚽️ ⚽️ ⚽️ 🎖 Do Sucesso e Aprendizado

O melhor diariamente de um estilo de Liderança Esportiva, é o aprendizado, pois como você é "compartilhador" de informação, é humilde e sabe ouvir, recebendo muita, muita informação e experiência de seus pares. Dificilmente não se obtém sucesso, pois aprende a usar técnicas para tomar boas decisões com base numa mistura de análise, sabedoria, experiência e ponderação. Sabe muitas vezes que um passo em falso, sem pensar, pode realizar o ato do perder ou fracassar, mas o fracasso saiba, ele é o sabor do medo, enfrente e ajude os outros à enfrentar. Para saber enfrentar e ser vitorioso com os demais, faça exatamente tudo que sua equipe faria, caso não possa realizar com eles, peça para que demonstrem e à seguir, demonstre tudo que você faz e porque se preocupa de conhecer o que todos fazem. É demais isso, você aprende muito, realmente muito!

Como o agora, Técnico de um time, que muitas vezes empatizou com o que seu atleta passa na vida, sabe muitas vezes o limite e capacidade de cada um, quiça, ele que já pode ter sido atleta, se vê em uns e outros, o colega da sua época de atleta. Vê e sabe na pele, como é cada dor. Muitas vezes olha para seus atletas, mas lembra que um lhe falou que está com dificuldades em casa com seu filho ou esposa, mas, o vê performar o melhor desempenho possível, sem descontar no próximo e sim, no seu empenho e Vitória! É preciso estar bem consigo mesmo, para ter forças para ajudar alguém, tenha isso dentro de você! Se não conseguir, de verdade, peça ajuda e continue!

Exemplo: Gerente: "Temos uma informação importante de que mudou a forma de trabalhar, agora é sentado e prestar atenção na postura, mas precisamos comunicar urgentemente para todos, hoje, sem parar o trabalho.". Eu: "Bem, como conheço todos meus colegas, informei desta mudança de trabalho, da forma que sei que cada um interpreta, sem pararem seus trabalhos e passei um tempo depois e todos seguiram, cada um de sua forma.

🎖 🎖 🎖 Para ilustrar exemplos de autoconhecimento, reflexão e liderança, me despeço com um vídeo complementar, veja: Trecho do Filme "Um Domingo qualquer"

 

 

 
Envie mensagem para nosso whatsapp Envie um e-mail para o Trabalhe Aqui Coworking

COWORKING | TENHA UM ESPAÇO | INSTITUTO DE SOLUÇÕES| APRENDA, ENSINE | SEJA PARCEIRO | FALE AQUI

 
www.trabalheaqui.net - Praça Tiradentes, 73 - 1º andar, Centro - Rio de Janeiro
Trabalhe Aqui Escritório Compartilhado - Todos Direitos Reservados 2017-2019


Feito com no Rio de Janeiro , Brasil

 

E siga o Trabalhe Aqui Coworking no InstagramSeja ParceiroFale AquiInstituto de SoluçõesAprenda, EnsineTenha um EspaçoEntendo o Coworking e saiba um pouco mais sobre o Trabalhe Aqui CoworkingVeja nossa página corporativa no LinkedINVisite nossa página no Facebook